terça-feira, 11 de outubro de 2011

A semana na literatura oral


JOÃO  SEMANA - Ilustração de Alfredo Roque Gameiro  (1864-1935)
para o romance "As Pupilas do Senhor Reitor", publicado em 1867,
 por Júlio Dinis (1839-1871).

A semana (do latim septimana = sete manhãs) é um período de tempo de sete dias sucessivos.
Na língua portuguesa, os dias da semana têm denominações baseadas na liturgia católica, por iniciativa de Martinho de Dume (518-579), bispo de Braga e de Dume, canonizado pela Igreja Católica e figura de proa da História Ca cultura e da Língua Portuguesas
Martinho considerava impróprio de bons cristãos continuar a designar os dias da semana pelos nomes latinos pagãos de Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies. Daí ter introduzido a terminologia litúrgica para os designar (Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies), donde as designações actuais em língua portuguesa (Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-feira, Sexta-feira, Sábado e Domingo).
Devido á sua formação cristã, o povo aceitou de bom grado as novas designações e a partir daí perpetuou-as nos adágios que a sua criatividade foi gerando ao logo dos tempos. Eis alguns desses adágios:

SEGUNDA-FEIRA
- ”Não há domingo sem missa, nem segunda-feira sem preguiça.”
TERÇA-FEIRA
- ”Às terças e sextas-feiras não cases os filhos, nem urdes a teia.”
QUARTA-FEIRA
- ”Quem promete à quarta e vem à quinta, não faz falta que sinta.”
QUINTA-FEIRA
- ”Não há semana sem quinta-feira.”
SEXTA-FEIRA
- ”A sexta-feira arremeda o domingo.”
SÁBADO
- ”Não há sábado sem sol, nem noiva sem lençol.”
DOMINGO
- ”Quem à semana bem parece, ao domingo aborrece.”

Os dias da semana foram também perpetuados no cancioneiro popular português. Eis algumas das quadras desse cancioneiro: 

“Segunda-feira, águas claras
Regam a toda a verdura,
A regar esses teus olhos,
Amor de pouca ventura.”

“Terça-feira, alecrim verde.
Bem puderas tu, menina,
Ser agora o meu amor,
Já que amar-te é minha sina.”

“Quarta-feira é a rosa
Por ser a flor desmaiada;
Nossa amizade. Menina.
É feliz, nunca se acaba.”

“Quinta-feira. A açucena.
Por ser a flor excelente;
Não sei se fala verdade,
Nem se a menina me mente.”

“Sexta-feira, alecrim verde
Anda rentinho do chão;
Bem puderas tu, menina,
Andar em meu coração.”

“Sábado é um trevo.
Por ser a flor mais alegre;
Nossa amizade, menina,
É firme, nunca se perde.

“Quem me dera cá domingo,
Dia de tanta alegria;
O meu gosto é ir buscar-te
Para minha companhia.”

Mais adágios e quadras existem, mas propositadamente não quisemos ser exaustivos. A nossa finalidade era, mais uma vez e só apenas essa, mostrar a importância da via popular e da literatura oral na consolidação da língua portuguesa, um dos vectores mais importantes, se não o mais importante, da nossa identidade cultural.

Hernâni Matos
Publicado inicialmente em 11 de Outubro de 2011

2 comentários:

  1. Belíssimo texto...Fabulosa a Ilustração escolhida... Fez -me lembrar o Dr. Evaristo que cuidava da família... e a biblioteca do meu avô onde não tive de surripiar "As Pupilas do Senhor Reitor"....pq com a leitura do Camilo "as coisas piavam mais fino"...Obrigada ... devolveu-me memórias felizes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário.
      Congratulo-me por ter gostado de ler o meu texto e espero continuar a merecer o interesse agora manifestado.
      Os meus melhores cumprimentos.

      Eliminar